sábado, 14 de março de 2009

Mulher de Verdade

Deusas de carne-e-osso. Mais carne, é verdade, mas deusas. Lindas. Mulher-mulher, com jeito, cara, corpo e as imperfeições que toda mulher deveria ter. Deveria, porque estes dias escravizantes já não lhes permitem mais.

Foi paixão ao primeiro banho, quando vi minhas gordinhas, baixinhas e altinhas, nos anúncios do sabonete Dove; sabonete e loção, que levam o nome de Sistema Firmador Dove. Em meio a podriqueira na qual uma parte da publicidade brasileira se meteu, essa campanha, criada pela agência Ogilvy, nos presenteia com uma idéia limpa, bonita e cheirosa; com gente de verdade e que foge dos surrados e previsíveis trocadilhos de imagens. A Veja desta semana carimba meu encantamento com essas meninas, dando destaque para as, agora, modelos Camila Sebastiane e as irmãs Bruna e Bianca Fiorillo, na Seção Gente. Camila é a baixinha, meu xodó: 1,58 metro, 64 quilos, 37 anos, casada e arquiteta. Lembra a Juliana Paes, só que mais bonita. E de carne-e-osso, repito. Numa de suas músicas, Zeca Baleiro diz "baby, sua beleza não precisa de salão de beleza, sua beleza não precisa de salão".

A frase "a propaganda acabou com o amor", de Arnaldo Jabor, é apenas uma frase questionável de um ex-diretor de cinema mais questionável ainda. O fato é que a mulher de verdade está sumindo; sumindo porque a moda, a mídia, o esposo, o namorado, os amigos e o mercado de trabalho dizem que ela tem de sumir. O mundo cobra muito e as mulheres se cobram demais. A não ser o padrão básico, impõe-se um padrão para aquilo que não tem padrão: o ser humano. Desligue a TV e vá ler um livro, sugere a MTV.

Da mulher quero também a ferida e o esparadrapo. O gozo e o esporro. A cobrança e a escravidão não é só uma coisa de corpo, digamos assim, mas de cheiro também. Até o cheiro vaginal e natural estão querendo sumir com ele. Por esses dias, a Lycra estará lançando a lingerie aromatizada: inicialmente são três tipos de aromas, que, dizem eles, "buscam estimular os sentidos com sensações de tranqüilidade, equilíbrio e energia". Sinceramente, dona Lycra, não cheirei e não aprovei. Ora, onde já se viu falar em tranqüilidade e equilíbrio num lugar desses? Energia? Tem energia para içar um submarino russo, lady Lycra. Levando-se em conta que o órgão sexual mais importante é o nariz, lamento, minha amiga, se você cair nessa, pois é assim que o mundo vai sumindo com você. Até com o seu cheiro.

Os anúncios do sabonete Dove, além de serem um belo momento da publicidade brasileira, quebram paradigmas, devolvem o lirismo que estava faltando a homens e mulheres, e a crença na possibilidade de serem felizes do jeito que são: gente de verdade. E gente de verdade ganha e perde peso, tem celulite e queda de cabelo, tem bunda caída e bunda arrebitada, e tudo o mais que você já sabe mas parece não saber.

Parece não saber que por trás de uma fachada existe inteligência, dignidade, tesão, generosidade, humor, cumplicidade, confiança, estímulo, otimismo, dedicação, o dar-se e a preocupação com o outro. E que viver é como comprar um pacote de viagem: às vezes se fica perdido no meio do caminho. Mas, vá lá, o sofrimento é parte do prazer; e para muitos é aí que reside a graça. Não se culpe se você é linda e perfeita, e atende os padrões de beleza do sabonete Lux. Como a generosidade também é um belo atributo, agradeça a Deus. Cada um à sua maneira, e tão-somente à sua maneira, tem o direito de ser feliz. O Rio de Janeiro é a terra das mulheres mais bonitas deste país, mas, ironia das ironias, ostenta o maior número de solteiras. Sociologia à parte, fico com as fofinhas do sabonete Dove. Mulheres de verdade.

- Norton Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário